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Valor do seguro de carro: o que determina e como economizar?

Tipos de cobertura, franquia, idade do motorista, modelo do carro e área de circulação, são alguns fatores que determinam o valor do Seguro Auto .

Saiba como cada um deles interfere no preço do seu seguro de carro e como economizar! Entre os fatores que influenciam o preço da apólice do seguro de carro estão os anos de uso do carro, a marca e o modelo do veículo. Alguns automóveis são mais visados de roubo e por isso o preço do seguro pode variar muito. Veículos mais velhos também pagam mais pelo seguro. Isso acontece porque as peças de reposição são mais caras. Quem quer economizar, neste caso, pode optar pelo Seguro Auto Flex , com cobertura reduzida a colisão total, roubo, furto e danos a terceiros. Mas não são apenas os antecedentes do carro que importam, os seus também. Idade, sexo, estado civil e antecedentes no volante irão determinar se você é um motorista perigoso ou não, dependendo de uma avaliação por parte da seguradora que irá definir o valor do seu seguro de carro. Sabia que as seguradoras privilegiam com preços mais baixos as pessoas com família, casadas e mulheres? Isso acontece porque este grupo é considerado menos propenso a acidentes de trânsito. Outra prática comum é a de bônus, ou seja, uma espécie de prêmio para motoristas que nunca tenham se envolvido em acidentes. O bônus também influencia no preço do seguro de carro, porque pode ser usado como um desconto na renovação da apólice. Uma dica para quem quer economizar no valor do seguro é fazer uso dos acessórios de segurança. A instalação de alarmes, rastreadores e bloqueadores podem diminuir em até 30% o preço do Seguro Auto , porque ajudam a evitar roubos. E, claro, a variação no valor do seguro também depende do tipo de cobertura que você contrata. Avalie quais são indispensáveis.
Para que serve o seguro de acidentes pessoais para passageiros?
O seguro de acidentes pessoais para passageiros é um seguro que cobre despesas médicas e hospitalares a todos os envolvidos em um acidente de carro, sem importar quem sejam os causadores ou vítimas. O seguro de acidentes pessoais para passageiros também indeniza as vítimas e segurado, em caso de morte ou invalidez permanente total ou parcial. Trata-se de uma proteção que serve tanto para veículos privados como em transporte público, dependendo das coberturas que você escolha na sua apólice. Para contratar o seu Seguro Auto com cobertura para acidentes pessoais é fundamental comparar todos preços para dessa forma encontrar a melhor oferta.
Como conseguir o Seguro Auto mais barato?

Saiba como contratar um seguro mais auto barato e com as melhores coberturas.

Para encontrar um Seguro Auto barato é necessário pesquisar, comparar preços e coberturas. Sabia que uma contratação mal feita pode custar até duas vezes mais? Para evitar este gasto extra, a gente explica aqui como escolher o melhor seguro e ainda economizar. O primeiro passo para contratar um seguro barato é fazer uma simulação de Seguro Auto usando o nosso comparador. Desta forma, você pode conferir ofertas de diferentes companhias e escolher a que melhor cabe no seu orçamento. Basta inserir seus dados em nosso formulário para ver opções de seguro mais baratas para o seu carro. ##Qual é o Seguro Auto mais barato?## O valor do Seguro Auto depende de vários fatores: perfil do motorista, do modelo e ano do carro, benefícios e coberturas contratadas. De todas as formas, existem alguns conselhos úteis para economizar na sua apólice e obter o melhor Seguro Auto. Confira abaixo!
  1. Já ouviu falar de Seguro Auto Flex ? Esta modalidade de seguro é mais barata e mais fácil de contratar porque não necessita análise de perfil. Cobre cobre roubo, furto, incêndio, alagamento e colisão com perda total, mas exclui colisão parcial. Também há outras assistências adicionais que podem ser incluídas na contratação como danos a terceiros e assistência 24 horas. O seguro é modular, ou seja, o cliente escolhe as coberturas que deseja ter. Mais fácil assim, né? O Seguro Auto Flex pode custar até 50% mais barato.
  2. Comparar ofertas e optar por coberturas mais básicas é o melhor caminho para encontrar um seguro barato. A diferença de valores pode chegar a até 80% na contratação do seguro de um mesmo veículo. Você pode verificar na prática usando nosso buscador de seguros.
  3. Mantenha um bom histórico nas suas apólices. Quanto menor o número de ocorrências em seu nome e da sua apólice, melhores serão as tarifas. As seguradoras costumam presentear seus melhores clientes com descontos e bônus.
  4. Caso seu veículo tenha mais de 10 anos, opte pelo Seguro contra Terceiros. Trata-se de um seguro mais barato porque cobre apenas danos ocasionados a terceiros. Desta forma, no caso de uma colisão, a seguradora assume o prejuízo causado ao terceiro, até o limite pré-determinado pelo segurado.
  5. Instale equipamentos de segurança no seu carro. O uso de alarme, trava elétrica, rastreador veicular e bloqueador pode ajudar você a economizar até 10% no valor do Seguro Auto.
Seguro auto pessoa jurídica: o que é e como funciona?

O Seguro auto pessoa jurídica é ideal para empresas que querem fazer um seguro para vários veículos numa mesma apólice.

O Seguro Auto pessoa jurídica é ideal para empresas que querem fazer um seguro para vários veículos numa mesma apólice. Um dos diferenciais do Seguro Auto pessoa jurídica é que ele oferece assistência a motoristas e passageiros que utilizarem os veículos da empresa. Este tipo de seguro é ideal para empresas de caminhões, transporte privado, frotas de táxis, ônibus, etc. Outra característica do Seguro Auto de pessoa jurídica é que suas coberturas podem ser ampliadas para outros membros da empresa, como familiares ou trabalhadores de empresas filiadas.

Quais são as coberturas básicas do seguro de carro para pessoa jurídica?

  • Danos parciais ou integrais ao veículo em caso de colisão, furto, roubo e incêndio.
  • Danos a terceiros
  • Acidentes pessoais a passageiros
Assistências como carro reserva, proteção de vidros e outras podem ser contratadas a parte. O contrato de apólice é assinado entre a seguradora e a empresa, ou seja, somente por pessoa jurídica, sem o envolvimento de pessoa física.
Seguro auto popular: o que é e como funciona?

Saiba como funciona o seguro popular, quais são as suas vantagens e desvantagens, neste texto!

O seguro auto popular é uma opção de seguro mais barata, voltada para carros mais velhos e que pode custar até 30% menos. Saiba como funciona o seguro popular, quais são as suas vantagens e para quem ele é indicado, neste texto! O seguro auto popular foi aprovado pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e lançado no mercado brasileiro, em abril de 2016, como uma alternativa mais em conta para donos de carros com mais de 5 anos de uso.

O que é o Seguro Popular?

O que torna o seguro popular mais acessìvel é o uso de peças automobilísticas usadas provenientes de desmanches regularizados e ou o uso de peças genéricas novas, que possuam as mesmas especificações da peça original. Entretanto, itens de segurança como freios, suspensão, amortecedores, pneus devem ser trocados por peças originais. O seguro de carro popular cobre roubo, furto e danos causados ao veículo por colisão total e parcial, mas ele tem uma indenização inferior ao tradicional, em torno de 80% a 90% da Tabela Fipe. Este tipo de seguro mais barato também conta com assistência 24 horas: guincho, pane mecânica e outras coberturas adicionais.

Quem pode contratar o Seguro Auto Popular?

Seguro Auto popular está disponível para moradores das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e que possuem carros com mais de cinco anos de uso. O objetivo das seguradoras de veículos é atender consumidores que possuem autos mais velhos e que antes, não contratavam esse serviço por seu alto valor.

Qual a vantagem de ter um seguro auto popular?

O seguro popular pode custar até 30% mais barato que o seguro de carro tradicional, se o cliente optar pelo uso de oficinas credenciadas.
A seguradora pode recusar fazer meu seguro de carro?

Conheça os motivos que podem levar uma seguradora a se recusar fazer o seguro do seu carro.br/educations/default/default-16x9.jpg" alt="" width="704" height="396" />

Chassi remarcado, documentação irregular, idade do carro, não aprovação na vistoria, segurado com carteira suspensa. Entenda quais são os principais motivos de recusa de Seguro Auto.

O seguro do meu carro pode ser negado?

Pode, isso por que as seguradoras têm sempre a prerrogativa de negar o risco. Deixando ainda mais claro, um seguro nada mais é que a proteção contra possíveis eventualidades e por esta razão uma seguradora pode considerar que um determinado veículo corre tantos riscos que não vale a pena o assegurar. Porém, a negativa precisa vir sempre com uma justificativa. Após enviar para a seguradora todas as informações do carro solicitando um seguro, as empresas têm até 15 dias úteis para retornar com uma negativa. Após esse período, ela não pode mais recusar o seguro do veículo e esta é uma norma da Susep – Superintendência de Seguros Privados. Junto com as informações, o carro deve passar por uma vistoria para que a empresa analise quais são as condições do bem. Vale lembrar que durante esse período de 15 dias úteis, caso a seguradora ache necessário, ela poderá solicitar documentos adicionais para avaliar a proposta e enquanto você não entrega o que foi pedido, o prazo de aceitação fica suspenso.

Quais são os motivos para a recusa do seguro auto?

Não existe uma norma ou regras definidas que determinem a aceitação ou a negativa de um seguro de carro, mas destacamos quais são os principais motivos declarados pelas seguradoras:
  • veículos que não foram aprovados na vistoria;
  • veículos com mais de 15 anos de uso, pois com o passar do tempo a possibilidade de apresentar defeitos é maior e a reposição de peças é mais cara;
  • veículos que saíram de linha, portanto a reposição de peças pode custar caro ou até mesmo não serem encontradas;
  • veículos que possuem chassi remarcado pois podem ter sido roubados e/ou adulterados;
  • veículos com irregularidade no emplacamento e documentação;
  • veículos importados e de alto valor, já que o custo das peças ou indenizações em caso de roubo ou sinistros podem ser muito elevados.
As seguradoras negam estes e outros exemplos por considerarem que, caso haja um sinistro envolvendo o carro, o valor investido pelo segurado não é suficiente para cobrir os gastos, portanto para elas passa a não ser um negócio lucrativo.

Somente o carro é avaliado?

Além da avaliação do carro em si, o proprietário, juntamente ao seu histórico, também são amplamente avaliados. Listamos alguns exemplos de recusas de um seguro de carro em função do dono:
  • motoristas que tenham muitos históricos de sinistros;
  • pessoas inadimplentes;
  • motoristas com carteira de habilitação suspensa;
  • motoristas com processos administrativos e/ou judiciais por dirigirem embriagados.
Como puderam ver, o estilo de vida é levado totalmente em consideração na hora da avaliação de um seguro de carro. Negligências que hoje não parecem ter importância podem custar mais caro lá na frente.
Quando começa a valer o seguro do carro?

Tipos de cobertura, franquia, idade do motorista, modelo do carro e área de circulação, saiba como cada um destes fatores interferem no preço do seu seguro de carro e como economizar!

Se dois amigos possuem carros do mesmo modelo e de mesmo ano, significa que o valor do seguro será igual? É muito provável que não. Isso acontece porque há uma série de fatores, como o perfil do motorista, por exemplo, para calcular o preço de uma apólice de Seguro Auto. Veja abaixo quais são os principais fatores que influenciam no valor do seguro automotivo.

Fatores que determinam o preço do seguro

1) A idade do condutor: motoristas com idade entre 18 e 24 anos costumam pagar mais no seguro auto e os mais experientes, menos. Isso acontece porque condutores com pouco tempo de experiência estão mais propensos a se envolver em acidentes de trânsito. Além disso, costumam dirigir em horários que favorecem o roubo como na madrugada, por exemplo, ao voltar de alguma festa ou tarde da noite na semana por conta da faculdade. 2) Perfil do condutor: o perfil do motorista é o sexo também são analisados pelas seguradoras. As mulheres, por exemplo, estatisticamente se envolvem em sinistros mais simples e baratos, ainda que sejam mais frequentes. Já homens estão mais relacionados a sinistros mais caros. As seguradoras costumam avaliar também o histórico do motorista, se o mesmo se envolveu em acidentes ou não. Bons condutores são premiados pelas seguradoras com bônus que pode ser usado como desconto na renovação do seguro. 3) Estado civil: através do nosso comparador realizamos cotações para motoristas de diferentes estados civis. O resultado foi que divorciados e solteiros pagam mais caro no seguro de carro que casados. Isso acontece porque as seguradoras consideram que estes perfis de condutores têm a vida mais agitada e usam mais veículo. 4) Área de circulação do carro: quem dirige maiores percursos no dia a dia também tende a pagar mais, pois as distâncias percorridas acabam desgastando mais o veículo e deixando-o mais vulnerável. A precificação também varia de acordo com a localização da moradia e área de circulação do carro. Quem mora ou trabalha em zonas mais perigosos paga mais, assim como quem mora em cidades maiores. A existência de garagem ou estacionamento tende a diminuir o preço. 4) Modelo carro, a marca e idade do veículo: alguns automóveis são mais visados de roubo e por isso o preço do seguro pode variar muito. Já veículos mais velhos também pagam mais pelo seguro. Isso acontece porque as peças de reposição são mais caras. Quem quer economizar, neste caso, pode optar pelo Seguro Auto , com cobertura reduzida a colisão total, roubo, furto e danos a terceiros. 5) Coberturas do seguro auto: podem variar de preço de acordo com cada seguradora. O importante é você verificar quais proteções são indispensáveis, a cobertura compreensiva por exemplo, cobre colisão parcial ou completa, roubo, furto, dano a terceiros, incêndio e danos por desastres naturais.A cobertura básica ou parcial custa mais barato que compreensiva, porém não conta com proteção a terceiros, muito menos para desastres naturais e incêndio. Antes de escolher o seguro é necessário comparar e colocar tudo na balança. Não se preocupe somente com o valor a pagar, mas em fazer uma escolha que de fato cubra a todas às suas necessidades. **6) Assistências 24 horas e coberturas adicionais:**também encarecem o preço do seguro: reparo rápido de amassados, diárias por indisponibilidade do veículo, danos a vidros, carro reserva, higienização em caso de alagamento, assistência residencial. Avalie o que é essencial. 7) Franquia: normal ou reduzida: a franquia normal deixa o preço do seguro mais barato, entretanto quando você precisar acionar o seguro vai pagar mais caro. Uma dica para quem quer economizar no valor do seguro é fazer uso dos acessórios de segurança. A instalação de alarmes, rastreadores e bloqueadores podem diminuir em até 30% o preço do Seguro Auto , porque ajudam a evitar roubos.
Você sabe a diferença entre seguro auto e proteção veicular?

Saiba as diferenças entre Seguro Veicular e Proteção Veicular e escolha a melhor opção para o seu carro, para não ter dor de cabeça no futuro.

Seguro veicular e proteção veicular podem até parecer a mesma coisa, porém na prática elas são bastante diferentes. Enquanto o seguro de veículos é oferecido por companhias seguradoras a proteção veicular é criada por uma cooperativa de pessoas. Entenda melhor qual a diferença entre o Seguro Auto e proteção veicular para não cair em furadas e escolher a melhor opção para o seu carro.

Ausência de apólice

As diferenças entre seguro veicular e proteção veicular são várias a começar pela apólice. A proteção veicular é uma associação formada por donos dos veículos que dividem um contrato de responsabilidade mútua e desta forma todos os participantes são responsáveis pelos carros associados. Neste tipo de proteção não há apólice e o risco de cada carro da cooperativa é dividido entre todos os participantes, pois não existe nenhuma instituição responsável por trás e que assegure o pagamento em caso de qualquer incidente. Já o Seguro Auto conta com uma apólice, ou seja, um contrato que especifica todos os direitos e deveres do segurado e da seguradora. O seguro de carro segue rigorosos padrões onde o proprietário do carro transfere para seguradora a responsabilidade sobre qualquer risco assumido na apólice firmada (coberturas).

Diferença no prêmio

O prêmio é o valor do seguro, ou seja, valor pago à seguradora para que ela se responsabilize pelo seu carro. Esse prêmio é estipulado por vários fatores, entre eles as características do carro, perfil do motorista, zonas percorridas com o carro e o perfil dos motoristas adicionais. Tudo isso faz diferença no preço do seu seguro de carro. Já a proteção veicular leva em conta somente as características do carro. O preço, neste caso, vai depender do número de sinistros sofridos pelos membros do grupo. A proteção veicular funciona como uma cooperativa e dessa forma todos as perdas e gastos são divididos por igual aos integrantes. Então, pode ser que você tenha que pagar caro pelas imprudências de outros motoristas. A forma de cobrar de ambas proteções também é diferente. Os seguros de carro feito por seguradora é cobrados em uma única cota ou em parcelas pré-fixadas. Já as cooperativas cobram um valor de mensalidade que é composta por uma taxa de administração fixa mais o rateio mensal de todos os prejuízos com os carros da cooperativa no mês anterior. Além disso, em caso de um sinistro as seguradoras garantem o pagamento da indenização, pois são obrigadas a terem uma reserva para isso. Já nas cooperativas de proteção veicular a garantia vai depender do pagamento das mensalidades por todos os cooperados naquele mês.

Falta de regulamentação

Outra grande diferença é a regulamentação ou a ausência dela. Enquanto as seguradoras de carro são regulamentadas e aprovadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP, pela Superintendência de Seguros Privados – Susep, além do órgão do Ministério da Fazenda que fiscaliza o mercado de seguros; as cooperativas de proteção veicular não são regulamentadas por leis e nem são fiscalizadas por nenhum órgão governamental. Já imaginou descobrir que o suposto seguro não cobre a sua necessidade depois que já tiver acontecido um sinistro? Para que você não tenha problemas no futuro recomendamos que você contrate um seguro auto autorizado e regulamentada pela Susep e CNSP.
Vale a pena chamar o seguro por uma bateria arriada?

Ficou sem bateria no carro e não sabe se vale a pena acionar o seguro? Saiba como funciona essa assistência aqui!

O que fazer quando o carro não quer pegar? Pior, já pensou se isso acontecer no meio da estrada? Mesmo sem uma causa aparente, quando o carro para de funcionar o motivo pode ser a bateria. Antes de ficar em pânico, é necessário entrar em contato com o seguro automotivo que auxilia você na resolução desse tipo de situação. ##O seguro auto cobre bateria arriada? O seguro de carro conta com planos de assistência para emergências como: problemas mecânicos, elétricos, pane seca, perda de chaves e troca de bateria. Nesses casos, a seguradora enviará um mecânico ou um reboque. Esse tipo de cobertura serve também para casos de pneu furado e carros sem estepe. Nesses tipos de ocorrência é possível entrar em contato com a empresa e solicitar o atendimento no caso de bateria arriada sem que isso conte como sinistro. Na hora de contratar o Seguro Auto não esqueça de verificar os tipos de assistência 24 horas oferecidos pelas seguradoras. Existem diversos planos que contam com serviços de guinchos, pane elétrica, pane seca, troca de pneu, táxi, chaveiro, carro reserva, etc. Esse tipo de cobertura vale a pena, mesmo que encareça o pacote. Em situações de emergência, principalmente durante uma viagem, qualquer contratempo pode gerar muita dor de cabeça. Além disso, o valor dos reparos posteriormente pode ficar mais caro do que o que seria pago mensalmente para a seguradora. O mais recomendado é ler todos os termos do seguro do automóvel para se certificar de todos os detalhes e de quais tipos de situações serão cobertas. Inclusive, a maior vantagem de comprar um seguro online é a possibilidade de analisar os mais diversos planos com muito cuidado e detalhes sem precisar sair de casa. O processo de pesquisa e compra online não apenas otimiza o tempo, como dá a possibilidade de aquisição de seguros mais econômicos e condizentes com cada bolso e perfil.
Como economizar na renovação do seguro auto?

Saiba como economizar na renovação do seguro auto, o que você deve analisar antes de decidir e qual é o melhor momento para negociar .

Muitas seguradoras oferecem descontos ou seguros mais completos por um preço menor na renovação para ganhar novos clientes ou para fidelizar antigos. Por isso, comparar ofertas é o melhor caminho para economizar na renovação do seu seguro de carro . Outra dica importante para pagar menos no Seguro Auto é utilizar a sua classe de bônus para ganhar um desconto na renovação. Entenda tudo aqui! A classe de bônus é um benefício concedido pelas seguradoras a motoristas que não cometeram nenhum tipo de sinistro. O bônus é acumulado ano a ano e é vinculado ao CPF do segurado, portanto você poderá usá-lo em qualquer seguradora e o uso de serviços de assistência não ocasiona perda de classe.

O que devo analisar antes de renovar o seguro de automóvel?

Antes de renovar seu seguro de carro, verifique se há alguma alteração nos dados da sua apólice, como por exemplo, mudança de endereço e estado civil. Também verifique se você possui alguma bonificação com a sua seguradora atual.

Quando é o melhor momento para renovar o seguro do seu carro?

O melhor momento para renovar o seguro do seu automóvel é nos 30 anteriores ao vencimento da sua apólice. Este período pode se estender até 30 depois do vencimento. Porém o ideal, é não deixar para a última hora.

Vale a pena renovar automáticamente o seguro?

Não. A gente recomenda que você faça uma pesquisa antes para verificar se há melhores condições em outras seguradoras, visto que seu bônus é vinculado ao seu CPF.

É possível renovar o seguro com bônus em outra seguradora?

Sim, o bônus é vinculado ao CPF do segurado, sendo assim é possível realizar a renovação em qualquer seguradora cadastrada na Central de Bônus FENASEG

Quais informações são necessárias para renovação do seguro auto?

Seguradora atual, n° da apólice e CI (código de identificação para confirmação da classe bônus).

É obrigatória a realização de vistoria prévia para renovar o seguro?

Não, desde que o seguro tenha sido renovado com o mesmo veículo e antes do final de vigência atual. Será obrigatório a realização vistoria prévia, caso o segurado tenha adaptado o veículo (Kit GNV, blindagem e etc).
Como funciona o bônus do seguro do carro?

Saiba aqui o que é a classe bônus do seguro e como usá-la para pagar mais barato no seguro de carro.

O bônus do seguro é uma premiação oferecida pelas seguradoras de veículos aos motoristas que não tiveram nenhum sinistro, como um roubo ou uma batida, por exemplo; durante um determinado período de tempo, geralmente 1 ano. O bônus funciona de maneira progressiva, ou seja vai aumentando ano após ano e está vinculado ao CPF do motorista e não ao carro, podendo ser usado mesmo que você mude de veículo ou de seguradora.

E como funciona essa bonificação?

Na primeira vez em que você faz o seguro de carro o seu bônus é qualificado como Classe 0 (zero), já que ainda não tem nenhum histórico junto às seguradoras. Após o final desse ano, se você não tiver registrado nenhum sinistro, ao renovar a sua apólice você será classificado como Classe 1 e assim sucessivamente. As classes dos bônus vão de 0 a 10 e a cada ano sem sinistros você vai avançando a sua posição na escala. A sua classificação é importante pois ela pode tanto render descontos como fazer com que o seu seguro seja mais caro na renovação, já que é um termômetro do seu histórico como motorista. Quanto maior o tempo que você passar sem acionar a seguradora, maiores podem ser os seus descontos na renovação, ou seja, para que você avance de classe a cada ano é essencial que dirija com cautela, assim evita acidentes e também não coloca o seu carro em situações de risco, como deixá-lo estacionado em lugares que tem uma maior propensão a assaltos.

Qual é a relação entre renovação do seguro e a classe bônus?

Quanto maior a sua classe bônus mais vantagens você terá na renovação do Seguro Auto. Entretanto, para aumentar sua bonificação e para mantê-la a renovação do seguro deve ser feita dentro do prazo, até 30 dias depois do vencimento da sua apólice. Se você passa do tempo até 60 dias depois do vencimento, você não ganha nem perde. Porém, depois disso a seguradora pode reduzir sua classe bônus. Veja abaixo como funciona.
Período de Renovação (dias corridos) Aplicação da Classe de Bônus
Até 30 dias do vencimento da apólice Ganhar 1 Classe
De 31 a 60 dias do vencimento da apólice Manter a Classe
De 61 a 90 dias do vencimento da apólice Reduzir 1 Classe
De 91 a 120 dias do vencimento da apólice Reduzir 2 Classes
De 121 a 150 dias do vencimento da apólice Reduzir 3 Classes
De 151 a 180 dias do vencimento da apólice Reduzir 4 Classes
De 181 a 210 dias do vencimento da apólice Reduzir 5 Classes
De 211 a 240 dias do vencimento da apólice Reduzir 6 Classes
De 241 a 270 dias do vencimento da apólice Reduzir 7 Classes
De 271 a 300 dias do vencimento da apólice Reduzir 8 Classes
De 301 a 330 dias do vencimento da apólice Reduzir 9 Classes
Acima de 330 dias Excluir toda a classe de bônus
Vale lembrar que estes prazos são uma praxe, porém não há nenhum tipo de regulamentação por parte da Susep – Superintendência de Seguros Privados que obrigue o cumprimento deles pelas seguradoras.

Eu posso perder a minha pontuação?

Você perde uma classe do bônus quando precisa usar o seu seguro para situações como:
  • perda parcial, ou seja, a seguradora precisa consertar o seu carro;
  • conserto de terceiros, quando você provoca danos ao carro de outra pessoa;
  • perda total, quando a seguradora precisa te indenizar com outro carro.
Por exemplo: se você estava na classe 5 e sofreu um sinistro ao longo do ano, na renovação você irá para a classe 4. É importante você saber que perde uma classe cada vez que aciona o seguro, isto é, ao se envolver em 2 ou mais sinistros você perderá uma classificação por cada um deles. Isso porque a seguradora terá gastos com você cada vez que precise dela.

Trocando de seguradora

Se em determinada ocasião for interessante mudar de seguradora – ou de carro - os pontos vão com você para o seu novo contrato. Caso a nova seguradora não te inclua na mesma classe em que estava, você pode comprovar seus pontos por meio da Central de Bônus FENASEG, que é uma espécie de base de dados das seguradoras. A concessão desse benefício na troca do contrato fica totalmente a critério da seguradora. Como mencionamos, não há nenhum tipo de órgão que faça a regulamentação e que obrigue as empresas a utilizar os bônus. Eles são uma prática adotada pelas principais companhias de seguro do país e caso você opte por uma seguradora que não tenha bônus, pode usar este argumento como barganha para desconto na apólice.
Qual a diferença entre perda parcial e perda total do veículo?

Saiba qual é a diferença entre perda parcial e perda total aqui.

Existem 2 tipos de danos ao veículo que são bem conhecidos: a perda parcial e a perda total. No entanto, são poucas as pessoas que sabem diferenciá-las e que conhecem os parâmetros que as seguradoras utilizam para efetuar a indenização em cada um destes casos. Saiba tudo sobre o tema aqui! Para entender melhor sobre perda parcial e total de um veículo, precisamos ter bem claro o significado de outra palavrinha bem utilizada pelas seguradoras, o sinistro.

O que é sinistro de um veículo?

O sinistro é qualquer tipo de incidente que causa dano ou prejuízo ao seu carro, em que a seguradora precise ser acionada para solucionar o problema. Após avaliar os danos, a seguradora os classifica como perda parcial ou total.

Quando a seguradora classifica o sinistro como Perda Parcial?

Quando após o acidente ainda é possível consertar o veículo e quando este valor é inferior a 75% do valor do carro. Neste caso, haverá indenização parcial, ou seja, o seguro irá pagar apenas aquela parte do valor do conserto que excede o valor da sua franquia.

O que é Franquia?

É um valor obrigatório que o seguro cobra para consertar o seu carro em caso de perda parcial. Ao contratar o seguro, você determina o valor que está disposto a pagar de franquia. Exemplo:
  • Vamos supor que o valor que você definiu na sua franquia seja de R$ 1.000 e o conserto do seu carro vai ficar em R$ 5.000.
  • Isso quer dizer que você paga R$ 1.000 e a seguradora, R$ 4.000.
Segundo o Procon, você tem o direito de escolher onde quer consertar o seu carro, porém, é comum que algumas seguradoras coloquem no contrato que o conserto só deve ser feito nas oficinas credenciadas. Por isso, é sempre bom informar-se sobre o todos os detalhes do Seguro Auto antes de comprar.

E quando é que a seguradora define que meu sinistro foi de Perda Total?

Em duas situações:
  1. Se roubarem o seu carro e ele não for encontrado;
  2. Se acontecer um acidente que estrague o carro a ponto de não ter mais recuperação. Esse prejuízo é igual ou superior a 75% do valor do veículo.
Exemplo:
  • Seu carro sofreu uma colisão e o conserto ficou em R$ 15.000.
  • Para saber se foi perda total, você precisa ver quanto vale o seu carro na Tabela FIPE.
  • Se ele vale R$ 50.000, essa perda foi parcial, já que o valor do conserto representa apenas 30% do valor do carro.
  • Agora, se o conserto ficou em R$ 40.000, você teve uma perda total porque esse valor corresponde a 80% do valor do veículo.

Preciso pagar franquia quando há perda total?

Não. Nesse caso você receberá uma indenização da seguradora que será o valor de mercado do seu carro de acordo com a tabela FIPE, ou seja, ela é obrigada a devolver o valor do seu carro sem que você tenha que pagar nada por isso. Mas lembre-se: para ser classificado como perda total o valor do conserto deve ser igual ou superior a 75% do valor do veículo.

Existe algum outro sinistro que eu não precise pagar franquia?

Sim. Você não paga a franquia quando aciona o seguro para consertar o carro de outra pessoa envolvida no sinistro. Mas fique atento: isso só é possível quando o valor do conserto não é superior ao que vem mencionado no seu contrato para este tipo de cobertura.
Sinistro: o que é e como acionar o seguro auto?

Saiba o que é sinistro e como acionar a seguradora para solucionar o problema.

Sinistro é qualquer tipo de incidente que causa dano ou prejuízo ao seu carro, em que a seguradora precise ser acionada para solucionar o problema.Leia mais sobre os tipos de sinistro e como acionar o seu Seguro Auto.

Quais são os tipos de sinistro?

De acordo com o tamanho do estrago o Seguro Auto classifica se o sinistro é perda parcial ou perda total, para assim tomar as medidas cabíveis em cada caso.

Quais sinistros o seguro auto cobre?

No seu contrato – também conhecido como apólice – você vai encontrar a lista de sinistros que o seu seguro cobre de acordo com as coberturas que você contratou.

Sinistros que o seguro cobre

  1. Roubo ou Furto;
  2. Colisão;
  3. Incêndio;
  4. Enchente;
  5. Quebra de vidros, retrovisores e lanternas;
  6. Atendimento a Terceiros.

Como agir em cada caso de sinistro?

Para ter uma resposta rápida e eficiente da seguradora, é preciso que você tome os seguintes cuidados em cada caso de sinistro:

Roubo ou Furto

  1. Não espere muito. Assim que você estiver livre de perigo, comunique à seguradora sobre o roubo ou furto que sofreu. Aproveite para comunicar a Polícia e fazer um Boletim de Ocorrência;
  2. Em seguida, a seguradora vai analisar o ocorrido e juntamente com a polícia irá tentar recuperar o seu carro;
  3. Depois disso, você deverá enviar todos os documentos que ela solicitar;
  4. Terminada a análise, você é indenizado.

Colisão

  1. Comunique à seguradora assim que a batida acontecer. Nesse momento você será indicado a qual oficina deve levar o seu carro e já poderá ser atendido com a cobertura de assistência 24 horas, caso você a tenha contratado. Se esta batida envolveu terceiros, você vai precisar fazer um Boletim de Ocorrência;
  2. Nesse momento a seguradora avalia a situação e se terceiros foram envolvidos, é nesse momento que eles são ouvidos;
  3. Seu carro será vistoriado na oficina indicada. Se outros veículos foram envolvidos, eles serão fotografados e analisados. Em caso de perda total, a seguradora vai pedir que você providencie alguns documentos;
  4. A seguradora autoriza o conserto do seu carro e dos que foram envolvidos na colisão.

Incêndio

  1. Independente do tamanho do estrago causado pelo fogo, comunique à seguradora e envie a documentação solicitada;
  2. A seguradora vai avaliar seus documentos e os tipos de cobertura que você possui;
  3. O carro é enviado para uma oficina para uma vistoria, que pode ser a que você indique ou a que a seguradora exija. Depende do que está no seu contrato;
  4. A seguradora fará a indenização correspondente a perda parcial ou total.

Enchente

  1. Independente da quantidade de água que atingiu o veículo, comunique à seguradora e envie os dados solicitados para fazer a vistoria;
  2. A seguradora vai analisar seu tipo de cobertura e documentos;
  3. O carro é enviado para uma oficina para uma vistoria, que pode ser a que você indique ou a que a seguradora exija. Depende do que está no seu contrato;
  4. A seguradora fará a indenização correspondente a perda parcial ou total.

Quebra de vidros, retrovisores e lanternas

  1. Após o incidente, comunique à seguradora, caso você tenha esse tipo de cobertura;
  2. A seguradora avalia se pode trocar o ítem danificado;
  3. Caso seja aprovado, basta agendar a troca no local indicado;

Atendimento a Terceiros

  1. Primeiro comunique à seguradora sobre o acontecido e solicite o atendimento para terceiros;
  2. Envie a documentação solicitada pela seguradora para fazer a vistoria;
  3. Após a vistoria, a seguradora analisará o caso e fará a indenização cabível.
Posso contratar um seguro com nome sujo?

Mesmo que você esteja na lista do SPC/Serasa por inadimplência, a lei afirma que qualquer pessoa tem o direito de contratar um Seguro Auto e em qualquer situação. Saiba mais aqui!

Mesmo que você esteja na lista do SPC/Serasa por inadimplência, a lei afirma que qualquer pessoa tem o direito de contratar um Seguro Auto e em qualquer situação. O que pode acontecer é a seguradora aumentar um pouco o valor da apólice, mas a empresa não pode se negar a contratar o serviço. As informações são da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que regula a atuação das seguradoras. Caso a empresa se negue a realizar a contratação do seguro do automóvel , o consumidor pode entrar em contato com a Susep e informar o que ocorreu, e a seguradora pode até ser multada por causa disso. Algumas empresas podem exigir que clientes inadimplentes paguem o seguro à vista. Entretanto, é importante notar que toda seguradora também tem o direito de negar a contratação de um seguro que ofereça, mas desde que dê justificativas pertinentes, e que não seja por causa da restrição de crédito do potencial cliente. Além disso, também é direito da seguradora aumentar o valor da apólice no caso de o cliente ter um histórico de inadimplência, portanto, o melhor antes de contratar seu seguro é pesquisar se você está com o nome sujo e tentar limpá-lo, seja quitando todas as dívidas, ou, no caso de fraude, entrando em contato com órgãos de proteção ao consumidor ou com a(s) empresa(s) credor(as). Apesar de a lei afirmar que a restrição de crédito não é motivo para o seguro ser recusado, é possível que algumas seguradoras encontrem uma brecha na regulamentação e recusem o cliente que consta na lista do SPC ou do Serasa. Nesse caso, é possível recorrer da decisão.
Por que não devo sair da concessionária sem o seguro auto?

Saiba porque é tão importante a aquisição de um seguro para carros zero quilômetro e quais são as vantagens e os riscos quando ele não é feito.

Essa parece uma pergunta simples, porém ainda é grande o número de pessoas que compra um carro zero e sai com ele da concessionária sem antes contratar um seguro. Saiba porque é tão importante a aquisição de um seguro para carros zero quilômetro e quais os riscos quando ele não é feito.

Por que fechar o seguro com o carro ainda na concessionária?

Quando o carro ainda está na concessionária ele é considerado zero quilômetro e por este motivo fica claro para a seguradora de que não há nenhuma possibilidade de o veículo ter sofrido qualquer tipo de dano ou avaria. Exatamente por isto, você não terá que se preocupar com a vistoria, apenas em escolher qual o tipo de cobertura e os adicionais são ideias pra você. Porém, a partir do momento em que os carros novos saem da concessionária, mesmo sendo 0 km eles precisam passar pelo processo normal de vistoria. Outra vantagem de contratar o Seguro Auto antes de sair da concessionária é que a seguradora considera para indenização o valor de mercado do carro zero e não o valor da tabela FIPE, que é menor.

Quais são os riscos de não contratar um seguro de carro?

Colisão, roubo e furto, desastres naturais são os principais riscos aos quais um carro zero quilômetro está exposto. Caso você não conte com a proteção de um seguro terá que arcar com todo prejuízo. Outro fator importante, carros novos atraem mais atenção de ladrões pelo seu perfeito estado e por isso são mais visados de roubo. Não vale a pena correr o risco de sair da concessionária sem seguro para depois entrar em contato com o seu corretor ou mesmo fazer uma pesquisa de preço. É preferível adiar alguns dias a retirada do veículo da concessionária e estar seguro de que pode ir para qualquer lugar a ser levado pela ansiedade de aproveitar o carro novo e se ver surpreendido por qualquer tipo de eventualidade que pode ser pequena como a quebra de um vidro ou batida ou ainda um roubo resultando na perda total do veículo, o que vai significar um enorme custo. É claro que da mesma forma como eventualidades existem, pode não acontecer nada, mas não conte com a sorte para cuidar de um bem que certamente foi tão suado de conquistar!